Quintessência é a união perfeita dos três princípios purificados do reino vegetal. A conjunção dos três princípios filosóficos corpo alma e espirito da planta.
Quintessências

Entre as várias formas farmacêuticas dos remédios Espagíricos, a Quintessência se distingue pela extraordinária pureza dos princípios que contém e pela potência energética que se manifesta na ação farmacodinâmica.Estas duas características a tornam extremamente eficaz na sua ação em um conjunto de possibilidades de intervenção que tentaremos enunciar brevemente.
Para uso interno as propriedades com tropismo endócrino, neurológico, imunológico, etc, acompanham um potente efeito de reforço de um determinado setor energético com retorno no campo psicológico. Alguns preparados ficam particularmente fortes dada a sua composição (veja por exemplo Cravo) e são administrados veiculados (especialmente para as pessoas sensíveis) através de uma colherzinha de mel, um pouco de açúcar ou um pedaço de pão. Em relação a dosagem, não é certamente alta: muitas vezes bastam poucas gotas e a dose vai de três a cinco gotas, de uma a três vezes ao dia. A toxicidade (dada a qualidade de pureza dos constituintes da preparado) é praticamente inexistente em relação aos óleos essenciais enquanto a eficácia e o espectro de ação ficam notavelmente aumentados. Quanto maior é a dosagem (por exemplo, cinco gotas), maio o efeito é bioquímico, quanto mais a dosagem é contida (uma única gota) e mais o efeito é biofísico ou energético.