top of page
Buscar

Assinaturas Planetárias

  • Foto do escritor: Escola de Espagíria
    Escola de Espagíria
  • 16 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de abr.


A ideia de associar corpos celestes e suas influências às plantas deriva da concepção que os antigos filósofos e alquimistas tinham da natureza (microcosmo e macrocosmo). Eles a consideravam um único organismo vivo composto por várias plantas, assim como o corpo humano. O tratamento de doenças, considerando as correspondências que existem entre plantas e planetas, fazia parte de um sistema médico universalmente aceito no Ocidente até a revolução científica.


Doenças e astrologia andavam de mãos dadas. Plantas e planetas orbitavam na mesma dimensão da cura. Planetas exerciam influência sobre todas as coisas existentes: minerais, plantas, animais e o ser humano.




De acordo com essa visão, cada um dos sete planetas do sistema solar possui uma qualidade específica, uma virtude que pode ser encontrada em todas as coisas da Terra, embora com um diferente grau de pureza.
Através de signos era possível reconhecer o vínculo de uma estrela com seu elemento terrestre correspondente. A teoria das assinaturas foi desenvolvida justamente para identificar essas pegadas da natureza.

Os médicos filósofos, que também eram astrólogos, herboristas e botânicos, utilizavam essas correspondências a fim de captar as influências benéficas dos planetas em remédios terapêuticos, de modo a restabelecer e manter a saúde física e emocional.

Quanto ao ser humano, estrelas e constelações pareciam governar e afetar órgãos específicos. No esquema do homem do zodíaco, onde o corpo humano é representado como uma réplica em miniatura do sistema solar, cada parte anatômica era vista em relação a um signo do zodíaco.

SOL

Gerador do ritmo vital e doador da vida.

Suas características são: positividade, força, resistência física e resiliência, individualidade, centro, origem, coração, luz própria, consciência, inteligência primária.

Elemento fogo. Natureza seca e quente.

LUA

É a expressão do princípio feminino.

Suas características são: passividade, reflexão, mente e corpo, nutrição, fertilidade, geração, maternidade.

Elemento água. Natureza úmida e fria.


SATURNO

Princípio de concentração, conservação, estrutura, foco, centramento.

Suas características são: profundidade, desapego, isolamento, solidão, introversão, cristalização, limite, senhor do tempo.

Elemento terra. Natureza fria e seca.


JÚPITER

Princípio de poder e comando de vitalidade expansiva, crescimento, estabilidade.

Suas características são: expansividade, impulsividade, forte sensualidade e senso de justiça, gerenciamento, ordenação, multiplicação.

Elemento ar. Natureza quente e úmida.


MARTE

Uma expressão de energia intencional, esforço e vontade, força, ação, calor, desagregação, transformação, objetividade.

Suas características são: atividade, agressividade, impulsividade, sensualidade.

Elemento fogo. Natureza seca e quente.


(obs.: no simbolo de marte originalmente a seta aponta para o meio, não para cima, mas a limitação de caracteres no teclado coloca a seta apontada acima)



VÊNUS

Representa a força que atrai e gera. A energia do feminino em seu aspecto sensual e afetivo.

Suas características são: feminilidade, nutrição e fertilidade, harmonia, equilíbrio, recepção, doçura e beleza, prazer, arte, amor, parceria, alegria.

Elemento ar. Natureza úmida e fria e úmida e quente.


MERCÚRIO

É o princípio da comunicação e adaptação.

Suas características são: excitabilidade, velocidade, impulsividade, inteligência e comunicação, troca material simbólica, transporte.

 
 
 

Commentaires


bottom of page